Depois de aplicar em torno de R$ 3 milhões na limpeza de arroios com máquinas pesadas, no fim do ano passado, a Prefeitura de Montenegro inicia hoje uma nova fase de combate aos efeitos das enchentes de 2024. Esta manhã, começaram os trabalhos de limpeza do conduto da Rua Capitão Porfírio, na altura da José Luiz.
A Administração Municipal contratou 500 horas máquina para o hidrojeamento de galerias que estão total ou parcialmente obstruídas pelos sedimentos acumulados com as iundações. De acordo com o prefeito Gustavo Zanatta, o investimento será de R$ 190 mil. “Depois do conduto, vamos limpar as redes de drenagem de toda a região alagada”, anunciou.
O hidrojateamento é um serviço de limpeza de tubulações subterrâneas que utiliza jatos de água de alta pressão para remover resíduos. É uma técnica segura e eficaz para desentupir galerias pluviais, canos e bueiros. “É um método ecologicamente eficiente e seguro”, acrescenta o prefeito.
O secretário municipal de Viação e Serviços Urbanos, Tiago Machado, destaca que a limpeza das redes de águas pluviais é fundamental para evitar ou minimizar o risco de alagamentos. “O processo é simples: a mangueira é direcionada dentro da galeria pluvial e os jatos de água de alta pressão removem a sujeira e a lama. Aí a mangueira é retirada e os resíduos são recolhidos e transportados para um reservatório”, descreve.
Além do caminhão hidrojato, a empresa contratada fornece o motorista e dois operários. “Vamos trabalhar oito horas por dia, aproveitando o tempo bom. Queremos que a limpeza esteja pronta até a chegada das chuvas de inverno”, projeta Tiago.