Desde 2021, a Administração Municipal providenciou a castração de aproximadamente 4 mil cães e gatos de rua e animais pertencentes a famílias de baixa renda. A média é de 100 por mês.
Também já foram providenciados em torno de 700 atendimentos veterinários emergenciais. Estes dados foram apresentados hoje, durante uma audiência pública promovida pela Câmara de Brochier e o exemplo de Montenegro pode inspirar ações semelhantes na cidade vizinha.
O trabalho que a Prefeitura vem realizando na chamada “causa animal” tem servido de modelo para outras comunidades, pela redução do número de animais soltos nas ruas e também pela melhoria da saúde pública, já que os Pets podem ser vetores de diversas doenças. As ações foram apresentadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito, Cristiano Braatz; pelo secretário de Meio Ambiente, Ronei Cavalheiro; e pela chefe do Setor da Causa Animal, Juliete Guadagnin. Também esteve presente a vereadora Claudete Eberhardt.
Assim como a maioria das cidades, Brochier enfrenta problemas com a multiplicação de animais abandonados, que muitas vezes são deixados lá por pessoas vindas de fora. O encontro de hoje teve o objetivo de debater alternativas. Também compareceram representantes de outras cidades da região, como Maratá e Pareci Novo.
“Montenegro avançou muito nesta área, graças aos investimentos do poder público. Ficamos felizes por levar a nossa expertise e trocar informações com os representantes das cidades vizinhas”, afirmou Cristiano.