Pelo menos 1.350 pessoas usufruem de algum serviço de atenção básica de saúde em Montenegro diariamente. Os números ajudam a dimensionar a importância desse trabalho, que resulta em menos doenças e mais qualidade de vida.
Toda essa máquina é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio de uma rede formada por 11 Unidades de Saúde da Família (USFs), duas unidades no interior e uma estrutura de atendimento 24 horas. Ao longo de 2024, foram registrados 494.388 atendimentos somente na atenção básica.
Segundo a secretária Andreia Coitinho da Costa, a atenção primária é a base do sistema de saúde local: “Ela é o primeiro contato do cidadão com o SUS e a principal responsável por organizar o cuidado contínuo e integral”, define.
Em Montenegro, a atenção básica é prestada por 12 Equipes de Saúde da Família (ESF), 7 de Atenção Primária (EAP) e 2 de Atenção Primária Prisional (EAPP). Cada equipe da ESF cobre, em média, 4 mil pessoas — número dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde. Com isso, a cobertura estimada é de 74,6% da população.
Cada unidade conta com equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogo e demais profissionais, como assistente social, psicólogo, nutricionista e educador físico. “Essas equipes trabalham para garantir atendimento resolutivo e próximo da comunidade, com foco em ações preventivas, acompanhamento de doenças crônicas e promoção da saúde”, explica a diretora de Atenção Básica, Camila Anversa.
Além das consultas clínicas, os serviços incluem pré-natal, vacinação, saúde bucal, visitas domiciliares, grupos educativos, controle de doenças crônicas e acompanhamento da saúde mental. A padronização é mantida em todas as unidades, ainda que algumas tenham maior volume de atendimentos devido à área de abrangência e densidade populacional.
Ampliação, desafios e ausências
Nos últimos meses, a Prefeitura realizou investimentos para qualificar o atendimento. A USF Santo Antônio foi revitalizada e estão em andamento reformas nas unidades Germano Henke, Esperança e Costa da Serra. Também foi iniciada a construção da UBS Santa Rita, que será a maior da cidade. “As melhorias estruturais visam mais conforto para os usuários e melhores condições de trabalho para as equipes”, afirma a secretária Andreia.
No entanto, os desafios permanecem. A principal queixa dos usuários está relacionada à demora por atendimentos especializados, cuja gestão é compartilhada com o Estado. Para contornar a situação, o município tem contratado, com recursos próprios, especialistas em áreas com maior demanda, como cardiologia, traumatologia e neuropediatria.
Outro problema recorrente é o alto índice de faltas em consultas agendadas. Isso gera desperdício de recursos e desorganização na rotina das equipes. A Secretaria tem adotado medidas como envio de mensagens via WhatsApp para lembrar pacientes e pretende ampliar o uso de tecnologias para reduzir o problema.
ATENDIMENTOS
Confira a média mensal de atendimentos por unidade:
- USF 1 Germano Henke: 3.400
- USF 2 Esperança: 3.640
- USF 3 Industrial: 2.890
- USF 4 Santo Antônio: 4.820
- USF 5 Centenário: 6.180
- USF 6 Timbaúva: 9.530
- USF 7 Centro: 9.860
- UBS Porto Garibaldi (interior): 210
- UBS Muda Boi (interior): 460
- UBS Santos Reis (interior): 270
- Plantão 24h: 4.500
IMPORTANTE:
Com uma média mensal superior a 41 mil atendimentos, a atenção básica em Montenegro se consolida como o pilar do sistema público de saúde no município. E, com investimentos e integração de políticas públicas, busca seguir como referência na promoção do cuidado integral e próximo da população.