O Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, aponta que o Rio Grande do Sul tem, em média, 27 casos diários de violência contra crianças e adolescentes. As ocorrências de cunho sexual ocupam o segundo lugar no ranking estadual, com 25% das notificações. Porém, estima-se que apenas 10% dos casos cheguem ao conhecimento das autoridades.
Diante desta realidade, a melhor alternativa é a conscientização. Esse é o foco do “Simpósio Construindo Pontes, Rompendo o Silêncio: Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil”, que será realizado em Montenegro no dia 23 de outubro, quarta-feira. A atividade ocorre das 9h às 11h30, no Teatro Therezinha Petry Cardona.
Organizado pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil de Montenegro, o evento vai contar com três palestrantes convidados. Eles falarão sobre suas experiências na área da prevenção à violência sexual infantojuvenil. As senhas de ingressos devem ser retiradas junto à Fundarte.
Link da transmissão: https://youtube.com/live/LIq7iXbItq0
OS PALESTRANTES
- Bianca Benemann
Escrivã de Polícia Civil. Palestrante e desenvolvedora do Projeto Libertar.
Título da Palestra: “O Projeto Libertar e a transformação de vidas”
- Marina Reidel
Professora de Arte e Educadora e consultora do programa de Sexualidade na Escola do Ministério da Educação
Título da Palestra: “Violência Sexual e de Gênero: A Arte como vivência e experiência”
- Jefferson José Rodrigues Escobar
Médico pediatra, psiquiatra e psiquiatra da infância, adolescência e família.
Título da Palestra: “Abuso Sexual: Síndrome do Silêncio”