No dia 29 de maio, será realizada importante atividade sobre Educação Fiscal no Teatro Roberto Cardona, fruto de uma parceria das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico com a Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ). Um auditor fiscal da Receita Estadual e do programa Nota Fiscal Gaúcha vai conversar com estudantes de 10 escolas da rede. De manhã, com turmas de 8º e 9º anos, e, à tarde, de 5º e 6º anos.
Como preparação para o evento, cada escola recebeu livros de histórias sobre educação fiscal, intitulado “Sapiência e Enrolado”, oferecido pelo Estado. O material é adaptável e pode ser utilizado desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. “O objetivo é tornar o ensino dos tributos e da cidadania fiscal mais didático e acessível aos estudantes”, explica a coordenadora de projetos da SMED, Alini Motta dos Santos.
Além da palestra, será feita uma apresentação de cartazes produzidos pelos alunos com base no livro estudado. Cada turma terá até três minutos para expor seus aprendizados. Essa ação integra o projeto obrigatório de Educação Fiscal nas escolas, que exige relatórios anuais com as atividades desenvolvidas.
De acordo com o diretor de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Junior Schneider, no mesmo dia, será feito o lançamento do programa Compra Premiada 2025. O sorteio está previsto para janeiro, com notas emitidas entre junho e dezembro deste ano.