Em breve, o monitoramento do nível do Rio Caí durante as enchentes passará a ser feito por mais quatro réguas. A primeira foi instalada nesta quinta-feira pelos técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM/Sace), na esquina da Rua João Pessoa com Fernando Ferrari, na parede do prédio que abriga a empresa Chico Motos. Outras três serão posicionadas em pontos estratégicos dos bairros Industrial, Olaria e Ferroviário.
O coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Clóvis Pereira, explica que a medida representa um incremento no Sistema de Alerta Hidrológico (SAHs), aumentando a segurança da população durante períodos de cheia do Rio Caí. “A comunidade poderá acompanhar de forma visual a elevação do Rio perto dos locais onde mora, o que vai estimular comportamentos preventivos, como sair de casa antes da inundação ocorrer”, destaca.
Clóvis observa que as duas réguas disponíveis até agora ficam na orla, no Passo do Manduca e no Cais do Porto. “Como estes locais são os que inundam primeiro, fica difícil o acesso para verificar as medições caso haja problemas com os sensores”, acrescenta. A estrutura que historicamente vem servindo de referência para o acompanhamento das cheias, no Manduca, já foi recuperada, depois de ter sido destruída pelas enchentes de maio.