Entre 2022 e 2023, o Município de Montenegro subiu da 372ª para a 204ª posição no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers). Os resultados foram apresentados pelo governador em exercício, Gabriel Souza, esta semana.
Medido de 0 a 100, o Imers é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental. Leva em consideração, também, a taxa de aprovação dos estudantes.
De acordo com o levantamento, Montenegro alcançou índice de 66,32, pouco acima da média estadual, que foi de 63,44. Na avaliação anterior, de 2022, o desempenho da cidade havia sido mais modesto: 52,69. O maior avanço ocorreu entre os estudantes do 5º ano (de 46,26 para 64,05). Na avaliação do 2º ano, a evolução foi de 54,4 para 71,65; e, na de 9º ano, de 37,63 para 39,46.
A assessora especial da SMED, Riviane Bühler da Rosa, afirma que as melhorias são fruto do trabalho realizado pela equipe pedagógica da Secretaria com as escolas. Formação de professores, retomada de planejamentos, reuniões entre pares, trabalho com as equipes diretivas e de apoio pedagógico são constantes.
Agora, os números de 2023 serão analisados para identificar onde precisa haver mais ênfase. “É na sala de aula, com os profissionais que estão no dia a dia, que se faz a Educação. O trabalho de cada um é fundamental para a qualidade do todo”, afirma Riviane.
O prefeito Gustavo Zanatta destaca a qualificação do ensino como uma necessidade permanente e uma das principais metas do governo. “Os resultados do Imers nos chamam a uma reflexão, dentro da Prefeitura, para entender quais são as práticas pedagógicas e as políticas públicas que precisamos implementar para ter resultados sempre melhores”, avalia.