Na noite desta sexta-feira, no Teatro Roberto Atayde Cardona, foram entregues os prêmios aos melhores trabalhos da 9ª edição da Feira Montenegrina de Iniciação Científica (FEMIC), evento que aconteceu entre os dias 9 e 11 de setembro no Parque Centenário. Reunindo mais de 90 projetos desenvolvidos por 270 estudantes de 34 escolas públicas e privadas, a feira é considerada o maior evento educacional da cidade.
O coordenador Lucimar Alberti ressalta que a FEMIC incentiva o espírito investigativo e o pensamento crítico desde a infância, consolidando-se como espaço de valorização do protagonismo estudantil e incentivo à ciência.
Destaque para o Prêmio Professor José Breno da Cruz, na categoria Ciência da Natureza, Matemática, Robótica e Tecnologia, concedido ao projeto “BioVenture”, do Colégio Sinodal Progresso. Na categoria Ciências Humanas e Linguagens, o Prêmio Professora Elisabete Gonçalves foi para o trabalho “É só usar o chat”, da Escola Etelvino de Araújo Cruz.
Além disso, foram premiados projetos de diversas categorias, desde Educação Infantil até Ensino Médio, com temáticas que envolvem meio ambiente, tecnologia, saúde e cultura. O evento contou ainda com apresentações teatrais e registrou cerca de 1.550 visitantes, ampliando sua visibilidade nas redes sociais.
Com 19 trabalhos premiados, a FEMIC se fortalece como importante vitrine para a ciência jovem, garantindo credenciais para eventos regionais e assegurando recursos permanentes por meio da nova Política de Apoio à Iniciação Científica.
PROJETOS PREMIADOS FEMIC 2025
CATEGORIA 1 - EDUCAÇÃO INFANTIL
1. Não é piolho, nem cobra: é piolho-de-cobra! (Escola Professora Maria Josepha Alves de Oliveira)
2. Salvando o mundo com as mãos (Escola Gente Miúda)
3. Semente, onde tudo começa (Escola Adolfo Schüler)
CATEGORIA 2 - 1º ao 3º ANO
1. É bicho ou é pau? (Escola Ana Beatriz Lemos)
2. Sol: herói ou vilão? (Escola Professora Maria Josepha Alves de Oliveira)
3. As capivaras e seus segredos (Escola Adolfo Schüler)
CATEGORIA 3 - 4º ao 6º ANO
1. Sucessão familiar no campo na localidade do Faxinal (Escola Carlos Frederico Schubert)
2. Plantas carnívoras (Escola Cinco de Maio)
3. A larva da madeira podre (Escola Pedro João Müller)
CATEGORIA 4 - 7º ao 9º ANO
1. Doação de corpos para estudos (Escola Pedro João Müller)
2. Plástico biodegradável a partir da casca da bergamota (Escola Professora Maria Josepha Alves de Oliveira)
3. Uso excessivo de celulares e seus impactos na sociedade (Escola Professora Maria Josepha Alves de Oliveira)
CATEGORIA 5 - Ensino Médio
1. GreenSparks: confetes biodegradáveis (Escola do SESI)
2. Análise espacial e temporal da poluição hídrica no Rio Caí, Montenegro RS (Colégio São José)
3. Produção de biogás na Adão Martini (Escola Adão Martini)
PRÊMIO PROFESSOR JOSÉ BRENO DA CRUZ
- Categoria Ciência da Natureza, Matemática, Robótica/Tecnologia:
BioVenture (Colégio Sinodal Progresso)
PRÊMIO PROFESSORA ELISABETE GONÇALVES
Categoria Ciências Humanas e Linguagens.
É só usar o chat (Escola Etelvino de Araújo Cruz)
PRÊMIO DESTAQUE EDUCAÇÃO ESPECIAL
MMA é um bom esporte para corpo e mente? (Escola Pedro João Müller)
PRÊMIO SOLUÇÃO - Bolsa de estudos
Fitorremediação do girassol no dia a dia (Escola José Pedro Steigleder)