O Ministério da Educação (MEC) comunicou o repasse de R$ 6,6 milhões para a construção da nova Escola Municipal de Educação Infantil Adenillo Edgar Rübenich, a EMEI Tio Riba. O prédio foi desocupado em maio, depois de ser novamente inundado pelas enchentes. Diante dos elevados prejuízos, a Administração Municipal decidiu redistribuir os alunos em outras unidades e construir uma nova estrutura, em área mais alta, no bairro Olaria. O terreno fica próximo ao 5º BPM da Brigada Militar.
Conforme o secretário municipal de Gestão e Planejamento, Rafael Cruz, a Administração Municipal encaminhou pedido, junto à União, para o uso de uma técnica diferenciada de construção (steel frame). “Neste modelo, a obra pode ser feita em 30% do tempo de uma edificação tradicional”, explica.
O steel frame é um sistema construtivo que usa perfis de aço galvanizado como estrutura principal de uma edificação, em vez de tijolos e cimento. A montagem é mais rápida, pois os componentes são industrializados; e o uso de água é reduzido, pois é utilizado apenas na fase de fundação. Além disso, as estruturas são mais resistentes a condições climáticas extremas, como vendavais e alagamentos.
A nova unidade terá condições de receber até 410 crianças. Na antiga sede, a EMEI Tio Riba acomodava até 250 menores. “Como a demanda vem crescendo, optamos por uma construção maior, para que não haja a necessidade de ampliações em pouco tempo”, ressalta o prefeito Gustavo Zanatta.
Além das crianças do Ferroviário, serão acolhidos também menores dos bairros São João e Olaria. O investimento total será de aproximadamente R$ 11 milhões.