Já começaram os trabalhos no terreno onde será erguido o Residencial Santa Rita I, no Sítio Mariana, em Montenegro. A empresa responsável pela obra deu início à movimentação de terra para a construção das seis torres que abrigarão 96 apartamentos, cada um com sala, cozinha e jantar, dois quartos, banheiro e lavanderia.
O projeto habitacional é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, com investimento total de R$ 19,2 milhões, oriundos da Portaria 247/2023 do Ministério das Cidades, via Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) do programa Minha Casa Minha Vida. A Prefeitura entra com contrapartida de R$ 3 milhões, referente à doação do terreno e à infraestrutura básica.
“Este é um passo histórico para garantir moradia digna, especialmente às famílias atingidas pelas enchentes”, destaca o prefeito Gustavo Zanatta. “O empreendimento terá ocupação preferencialmente voltada a vítimas de desastres naturais, sem qualquer custo para os contemplados”, reforça.
O secretário José Vitor Cardoso explica que o imóvel foi repassado pela Prefeitura à Caixa Econômica Federal, que credenciou uma empresa para executar a obra. A previsão de entrega é para o final de 2026. “Somente famílias com cadastro atualizado na Secretaria poderão participar do processo seletivo, cujas regras serão publicadas por edital”, revela Vitor. A definição dos beneficiários deverá ter aprovação do Conselho Municipal de Habitação.