A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação (SMDESCH) de Montenegro dispõe de kits do Programa Mãe Gaúcha para distribuir às gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade, em pobreza ou extrema pobreza. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes) para alcançar o “enxoval” a recém-nascidos.
Os kits contêm itens como toalha com capuz, cobertor, macaquinhos, casaquinho com capuz, body, culote e meias. De acordo com o secretário José Vitor Cardoso, o programa visa o acolhimento e o bem-estar. “O objetivo é oferecer mais conforto para os bebês e tranquilidade para as mamães", descreve.
Para ter acesso aos kits, a mãe ou gestante deve estar recebendo o Bolsa Família ou aguardando o benefício. Também é preciso ter Cadastro Único e ter feito o pré-natal na rede de saúde. As mulheres que se enquadrarem nestes pré-requisitos devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em uma das seguintes datas: 28 de novembro, 19 de dezembro, 23 de janeiro ou 27 de fevereiro, sempre às 14h.
O CRAS fica na Rua La Salle, 9, bairro Municipal. Não é necessário agendamento. Basta levar documento de Identidade e comprovante de endereço.