Nesta semana, foi concluída a transferência dos 171 alunos da EMEI Adenillo Edgar Rübenich, abrigados na Escola Estadual Delfina Dias Ferraz desde as enchentes de 2024, para o prédio que sediou a creche particular Pingo de Gente. A instituição encerrou suas atividades e a Prefeitura alugou as instalações até que a nova EMEI Tio Riba fique pronta.
A nova sede da escola será construída em um terreno elevado, nas proximidades do 5º Batalhão da Brigada Militar, fora da zona de risco das enchentes que afetaram a antiga estrutura no bairro Ferroviário, desativada após as cheias de 2023 e 2024. A obra ficará a cargo da empresa paranaense ServSteel Construções Especializadas Ltda, vencedora da licitação que contou com oito participantes.
O investimento é de R$ 9,47 milhões, com prazo de execução de seis meses. A construção utilizará o sistema steel frame, que combina agilidade, resistência e menor impacto ambiental, por demandar menos uso de água. Com capacidade para até 410 crianças — um aumento significativo em relação às 250 da antiga sede — a nova EMEI atenderá também famílias dos bairros São João e Olaria.