No próximo sábado, dia 30, em horário não divulgado, os celulares de todos os montenegrinos vão emitir um som muito alto, como uma sirene, por cerca de 10 segundos. Não adianta baixar o volume ou mesmo desligar o aparelho. Trata-se um teste da Defesa Civil nacional, anunciando a iminência de um desastre. Mas não se preocupe: é um teste, não é real.
A ação faz parte do processo de implantação do novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, o Cell Broadcast, que entrará em operação oficialmente no dia 4 de dezembro. O foco são as pessoas localizadas em áreas com risco iminente. Esses avisos são georreferenciados com base nos polígonos definidos pelas Estações Rádio Base (ERBs). Os alertas se sobrepõem no celular a qualquer outra função que estiver sendo utilizada quando forem enviados.
A coordenação do sistema é realizada pela Defesa Civil Nacional, em parceria com a Anatel, enquanto a execução fica a cargo das operadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, TIM e Vivo). O conteúdo dos avisos é de responsabilidade das Defesas Civis estaduais e municipais. Não há necessidade de cadastro prévio por parte dos usuários, pois os alertas são encaminhados automaticamente para todos os dispositivos sob cobertura de redes 4G ou 5G.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Montenegro, a nova ferramenta serve para que os alertas cheguem de forma rápida aos cidadãos em casos de eventos extremos, como inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, entre outros. “Pedimos que a população repasse a informação sobre o teste de sábado a amigos e familiares e mantenha a calma, ressalta.