A 13ª edição do concurso literário “Poesia em Movimento” chega ao seu ponto alto com a cerimônia de premiação, marcada para o dia 25 de novembro, às 9h, no Teatro Therezinha Petry Cardona. O evento, promovido pela Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, celebra o sucesso da iniciativa que recebeu um total de 484 poesias de alunos e da comunidade. A data escolhida coincide, anualmente, com o aniversário da Biblioteca.
O projeto, que busca valorizar a produção literária local e integrar cultura e comunidade, teve uma grande adesão, consolidando-se como um dos principais multiplicadores da literatura em Montenegro. “Foram muitas palavras, sentimentos e criatividade compartilhados. A grande participação demonstra o quanto a comunidade de Montenegro valoriza e abraça a poesia”, destaca a diretora da Biblioteca Pública Municipal, Ana Valdeti Martins.
Dos 484 trabalhos recebidos, 350 foram de alunos do Ensino Fundamental, 121 de estudantes do Ensino Médio, 4 da comunidade em geral e 9 de escritores montenegrinos. A escolha dos poemas premiados foi feita por uma comissão julgadora composta por 11 pessoas, entre profissionais da Educação, funcionários da Biblioteca e escritores locais não participantes.
DESTAQUES
- 40 poemas ganharão medalhas. Estes trabalhos inéditos serão exibidos nos ônibus do transporte coletivo urbano de Montenegro, em parceria com a Viação Montenegro e a Agência Tasca de Propaganda;
- serão premiadas com troféu as escolas da zona urbana e rural que mais tiveram poesias consideradas válidas no concurso.